Asalem é de propriedade de Laura Consulter desde 2002 e é gerenciado por seu filho André Cypriano. 

André Cypriano viaja para a Ilha Grande desde a adolescência quando se aventurava com amigos nas áreas antes proibidas em busca das melhores  ondas para surfar. 

Com o passar dos anos e atraído pela história da Ilha, acabou sendo a única pessoa autorizada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro a passar alguns dias fazendo um documentário fotográfico dentro do mais mal afamado presídio da história do Brasil, o Caldeirão do Diabo. Localizado num parque Estadual, o presídio foi fechado e os prédios demolidos em 1994, oito meses depois de Cypriano documentá-lo. Seu livro "O Caldeirão do Diabo" foi publicado pela editora Cosac & Naify em 2001.

É uma política nossa o compromisso total com a preservação. Fazemos funcionar Asalem com o objetivo de ter o menor impacto possível na paisagem e na vida silvestre. É nosso orgulho participar em projetos que beneficiam à comunidade, como organizar a limpeza de praias (Lopes Mendes, Praia do Sul e Leste, Crena) e ajudar a instituir o jardim de infância Peixinho Dourado; apoiar à escola de Capoeira; patrocinar o campeonato anual de xadrez e aos surfistas locais; e mais. Trabalhamos junto com nossa comunidade para preservar a herança cultural e melhorar o nível de vida, a educação e a saúde.