Clique aqui num tópico para maiores informações ou baixe uma lista completa para imprimir aqui.

PARA SABER ANTES DE IR

Localização

Localização:

Asalem é um charmoso refúgio de praia localizado e Ilha Grande, uma ilha oceânica dentro de uma Reserva Natural Estadual, no Sudeste do Rio de Janeiro. Rodeada pela densa Mata Atlântica, domina a espetacular Enseada do Abraão. Essa porção virgem de paraíso é a opção perfeita para casais na lua de mel que procuram privacidade. Asalem está do lado do mar e é possível nadar diretamente dos nossos decks na praia. Tem praias aos dois lados de Asalem, três minutos a pé ou a nado.

Coordenadas

Coordenadas:

Latitude: 23.1333° S
Longitude: 44.1667° E

Fuso horário

Fuso horário:

UTC -3.0

Clima

Clima:

Por estar perto do equador, Asalem goza de um clima tropical úmido o ano todo. A temperatura média anual é de 22.5ºC/72.5º F. Fevereiro é o mês mais cálido, com uma média de 26ºC/79ºF, e Julho é o mês mais frio, com uma média de 19,5ºC/71ºF. A temperatura média da água é entre 18ºC-24ºC/64ºF-75ºF.

As manhãs e as noites usualmente são frescas, e os dias são cálidos. Julho e Agosto são os meses mais frios. Janeiro e Fevereiro são os mais quentes. No passado, costumava ter um período de chuvas definido, sendo Janeiro o mês mais chuvoso e julho o mais seco. Porém, devido ás mudanças climáticas no planeta, a estação chuvosa se tornou imprevisível. A chuva é muito bem-vinda em Asalem: a ilha sorri quando a água chega e nutre a densa e exuberante vegetação. Mesmo nos dias de chuva, o lugar é muito desfrutável porque a proximidade da natureza oferece vistas íntimas do mar e os animais da floresta. Asalem não tem muros e os animais entram e saem a vontade. A área também possibilita uma contemplação privilegiada de aves.

Topografia

Topografia:

Ilha Grande tem montanhas com vários picos. O mais popular é o Pico do Papagaio, de 982 metros de altitude, que é possível escalar. A paisagem está extensamente vegetada com densas florestas e barrancos que beiram rios e cavernas.

A vila do Abraão

A vila do Abraão:

A Vila do Abraão é o maior povoado da ilha, vinte minutos a pé junto ao mar ou cinco minutos em bote de Asalem. Tem lojas, alguns mercados, bons restaurantes, uma capela, serviços médicos, farmácia, salões de Internet e vida noturna.

Recomendamos trazer

Recomendamos trazer:

Chapéu ou boné
Roupas de banho
Sandálias

Tênis e meias
Medicamentos
Pelo menos dois bons livros
Óculos de ler/óculos escuros

Camisas de algodão (de manga curta e comprida), bermudas e calças.
Agasalho para as noites frescas e frias Filtro solar Repelente de insetos

Coisas para fazer durante a estadia:

Coisas para fazer durante a estadia::

Ilha Grande é realmente uma ilha grande. Recomendamos um mínimo de quatro noites para explorar pelo menos os caminhos principais. Caminhar pela floresta, andar de caiaque, fazer snorkel e surfar o oceano cor esmeralda que beira os 107 quilômetros de praias brancas são só algumas das coisas que pode fazer durante a sua estadia. Aliás, se poder, guarde um dia ou dois só para se relaxar.

LOPES MENDES

Mencionada como uma das praias mais lindas do mundo em revistas de viagens como Conde Nast Traveler e Vogue Magazine entre outras, Lopes Mendes é uma visita imperdível na ilha. É a maior das 107 existentes na Ilha. As ondas que quebram ao longo de seus três km de areias brancas e finas fazem de Lopes Mendes um lugar paradisíaco para a prática do surf e o snorkel. Todos os dias partem barcos compartilhados da Vila do Abraão, mas também podem pegar os hóspedes de Asalem nos nosso cais privativo, sem custo adicional, solicitando com antecipação.

DOIS RIOS

Alem de sua adorável praia com dois rios cristalinos, poderá perceber como a tranquilidade ganhou a batalha quando visitar as ruínas de uma da penitenciaria mais notável do Brasil, conhecida como O Caldeirão do Diabo, que agora desaparece lentamente sob a folhagem nativa. O povoado onde costumavam viver os funcionários da prisão e suas famílias ainda está em pé, mas só uns poucos ficaram, o que cria uma atmosfera de “vila fantasma”. Só é possível chegar numa caminhada de 2 horas da Vila do Abraão até esse outro lado oceânico da Ilha.

LAGOA AZUL E SACO DO CÉU

Todos os dias partem barcos e lanchas compartilhados da Vila do Abraão para Lagoa Azul e Saco do Céu, uma pequena baía com um nome certo, porque nas noites sem lua o céu reflete com tanta clareza sobre a água que as estrelas parecem boiar. Também é possível contratar um barco ou lancha privativo para fazer um passeio durante o dia e jantar em algum dos sofisticados restaurantes da baía – previa reserva.

PICO DO PAPAGAIO

Fazer uma excursão a través da mata até o Pico do Papagaio leva aproximadamente 3 horas em cada sentido. Por isso recomendamos começar não depois das 8:00. A vista desde a cima vale a pena. Nos dias claros, é possível avistar até Rio de Janeiro a simples vista.

ABRAÃOZINHO

Depois de uma caminhada de quinze minutos desde Asalem está a praia de Abraãozinho, onde é possível nadar nas águas calmas e pedir drinques e petiscos em algum dos dois bares. O serviço do restaurante de Asalem começa às 16:00, por isso é uma boa opção comer algo durante o dia.

CACHOEIRA DA FEITICEIRA

A cachoeira mais popular é a Feiticeira, com 15 metros de altitude. A trilha percorre um terreno plano que depois se eleva suavemente. A caminhada é moderada, com alguns trechos íngremes. Atravessará as ruínas de um aqueduto construído em 1893, de 125 metros de longitude.

PRAIA PRETA E A VELHA PRISÃO

Praia Preta, a praia de areia fina e escura de monazita, é facilmente acessível a pé desde a Vila do Abraão. Ali também pode visitar as ruínas de uma velha cadeia onde se confinavam criminosos e também imigrantes em quarentena, no começo do século passado. Pergunte na nossa gerência sobre a trilha para o Poção, uma piscina natural escondida justo encima de onde o rio chega ao mar.

Água

Água:

A fonte de água é local, própria do nosso terreno, e não é usada para cozinhar ou beber porque os estrangeiros podem não estar acostumados aos seus minerais. Porém, serve para qualquer atividade de limpeza. Oferecemos água engarrafada no minibar das habitações.

Conservação

Conservancy:

Temos um compromisso decidido com a conservação. Nosso objetivo é gerar um impacto mínimo na paisagem e na vida silvestre, e queremos preservar a herança cultural da nossa comunidade local, melhorar sua qualidade de vida, sua educação e seus serviços de saúde.

A diária inclui

A diária inclui:
  • Café da manhã
  • Transporte Vila do Abraão/Asalem/Vila do Abraão (na chegada e na partida)
  • Uso de caiaques e canoa
  • Livros de arte e jogos
  • Internet na área comum (o wi-fi e a conexão com modem estão sujeitos às condições climáticas e ao fornecedor de sinal; essas condições aplicam para a ilha toda).

Comer e beber

Comer e beber:

A área de café da manhã e jantar tem vista ao oceano. Ajude-nos a escolher o pescado para a sua refeição que é oferecido diariamente pelos pescadores locais em nosso deck privativo. Convidamos os hóspedes a contemplar o anoitecer desfrutando das nossas caipirinhas caseiras especiais durante a Happy Hour. Nossos coquetéis estão feitos com cachaças especiais e frutas do nosso pomar, como manga, pitanga, tangerina, goiaba, mamão, jaca, coco verde, limão e mais. Também oferecemos uma seleção de vinhos e cervejas. Nosso restaurante é muito reconhecido, não só pelo sabor sem pretensões, mas principalmente pelo frescor dos ingredientes: nossos fornecedores são pescadores locais que vem diretamente desde o mar até o nosso cais todos os dias. Por isso não precisamos guardar o peixe e os frutos do mar, que estão sempre frescos. Para cumprir esse padrão, os pedidos devem ser feitos algumas horas antes da comida. Todo é cozinhado desde o ingrediente natural. Não é raro ver hóspedes cosmopolitas esquecer toda sua ansiedade quando o delicioso prato chega. Nossa cozinheira, que tem trabalhado conosco mais de 6 anos, é muito detalhista e segue todos os passos precisos porque compreende que nossos hóspedes são maiormente estrangeiros que não estão acostumados aos nossos óleos fortes, nossa água e nossos temperos. O jantar se serve das 16:00 às 21:00, e os pedidos se recebem até as 19:30.

Segurança

Segurança:

Asalem tem câmeras de segurança em espalhadas pela propriedade e também oferece cofre de segurança para os hóspedes guardarem seus artigos de valor, como passaportes, câmeras e/ou computadores. Embora nunca tivemos intrusos, tomamos medidas pela segurança.

Questões médicas e vacinas

Questões médicas e vacinas:

Há serviço médico de emergência na Vila do Abraão, só 5 minutos em bote desde Asalem, e é grátis mesmo para estrangeiros. Angra dos Reis oferece uma lancha rápida com equipamento médico em caso de emergência, todos os dias e horas da semana (Defesa Civil).

Internet

Internet :

Asalem está localizado numa área remota e a estabilidade pode mudar. A conexão wi-fi está disponível só na área comum e está sujeita às condições climáticas e ao fornecedor de sinal; essas condições aplicam para a ilha toda. Não recomendamos aos hóspedes confiar na conectividade a Internet, especialmente se for para trabalhar durante a estadia.

Crianças e idosos

Crianças e idosos:

Asalem é uma charmosa pousada de praia cercada pela floresta e com muitas escadas que podem ser íngremes em alguns trechos. Por causa das características topográficas, não recomendamos Asalem para crianças de menos de doze anos, em especial se são muito ativos. Mesmo assim, as famílias com crianças pequenas são bem-vindas no nosso andar inferior, na Suíte Eco-Honeymoon e no Chalet. Recomendamos considerar com juízo as condições físicas. Uma tarifa tripla aplica para casais acompanhados de uma criança de três anos ou maior. Para cada criança adicional, aplica um adicional de 10% da tarifa tripla.

Eventos e reservas grupais

Eventos e reservas grupais:

Asalem recebe calorosamente aos grupos, lembrando nossas instalações limitadas e as limitações de espaço. Também hospedamos eventos que enriquecem a vida de Asalem, como palestras com escritores, artistas e pensadores da cultura. É possível solicitar a organização dos eventos por um custo adicional. Nosso organizador de eventos também pode coordenar a hospedagem de grupos maiores nos hotéis próximos. Fale com nosso especialista em reservas para maiores informações sobre jantares em grupo, visitas guiadas a medida, transporte, brainstorm corporativo, aniversários e outras celebrações e cerimônias.

Serviços adicionais

Serviços adicionais:

É possível marcar com nosso gerente massagens, excursões e caiaque guiados, segundo disponibilidade. A maioria desses serviços são contratados na área local. Nossos guias têm sido treinados, mas já têm um conhecimento profundo da flora e da fauna do local, sendo eles moradores. Em Asalem, gostamos de gerar trabalho para as pessoas do local e ajudar à comunidade.

Gorjetas

Gorjetas:

As gorjetas não são obrigatórias no Brasil. Quem desejar dar uma gorjeta à equipe de Asalem pode deixá-la com o gerente: será logo distribuída entre o pessoal. Os guias e massagistas podem receber as gorjetas diretamente.

Souvenirs

Souvenirs:

Asalem é administrado pelo fotógrafo André Cypriano, a primeira pessoa autorizada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro a passar alguns dias fazendo um documentário fotográfico dentro do mais mal afamado presídio da história do Brasil, o Caldeirão do Diabo. Localizado num parque Estadual, o presídio foi fechado e os prédios demolidos em 1994, oito meses depois de Cypriano documentá-lo. Seu livro "O Caldeirão do Diabo" foi publicado pela editora Cosac & Naify em 2001 e está à venta em Asalem, junto com postais e outros livros publicados posteriormente: “Rocinha, a favela órfã”, “Quilombolas” e “Capoeira”. Também é possível ver os originais se for solicitado.

Lavanderia

Lavanderia:

Asalem oferece serviço de lavanderia por um custo adicional.

Fornecimento elétrico

Fornecimento elétrico:

A voltagem é de 110. O Estado fornece a energia elétrica. Recomendamos trazer adaptador. Por causa da alta exposição da ilha à natureza e sua localização remota, as vezes acontecem breves períodos de apagão até a equipe de manutenção chegar. Nesses momentos, temos um gerador que fornece eletricidade para a luz, a água quente e os ventiladores.

Recomendamos trazer lanternas. Também celebramos o charme das velas e as lâmpadas de gás. Além disso, tem noites tão claras que a Via Láctea iluminará a cena toda.

Moeda

Moeda:

A moeda local é o Real (BRL). Não tem bancos, caixas eletrônicos nem casas de câmbio na ilha. Recomendamos aos viajantes trocar dinheiro antes de chegar. Aceitamos dólares e euros, e os principais cartões de crédito. A maioria dos restaurantes e lojas na vila principal de Abraão também aceitam os cartões de crédito mais comuns.

Passaportes e visados

Passaportes e visados

Um passaporte e um visado válidos são precisos para entrar no Brasil. Confirme com seu Consulado do Brasil para maiores informações pelo menos três dias antes da viagem. Recomendamos trazer seguro de viagem completo para toda a estadia no Brasil.

Reservas

Reservas:

Temos poucas habitações. Por isso recomendamos fazer a reserva assim que o vôo estiver confirmado. As reservas se podem fazer no nosso site ou por email, a través de um pago adiantado de 50% do valor total. Por motivos ambientais, a estadia mínima é de duas noites. Não incentivamos as estadias curtas por considerar a viagem necessária para chegar até a ilha e se locomover dentro dela. Aliás, recomendamos ficar quatro noites para explorar pelo menos os caminhos principais.

Por favor, leia nossa política de cancelamentos antes de fazer sua reserva. Lembre que os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio por causa de mudanças por temporada, disponibilidade, taxa de câmbio ou flutuações do mercado, e só podem ser confirmados quando a dívida completa é paga. Asalem funciona independentemente de qualquer outra agência de viagens, seja uma empresa ou um particular.

Política de cancelamento e devoluções

Política de cancelamento e devoluções:

Os cancelamentos se fazem em forma escrita. A política vira efetiva desde o dia do pagamento.

CANCELAMENTO E REEMBOLSOS: Exceto feriados, pacotes de Réveillon ou Carnaval e grupos de dois ou mais habitações:

  • As reservas canceladas com 10 dias ou mais de antecedência à data do check-in receberão um reembolso de 90% do valor depositado.
  • As reservas canceladas com 5 a 10 dias de antecedência à data do check-in receberão um reembolso de 50% do valor depositado.
  • Não tem reembolso no caso de NO SHOW, check-out antecipado ou cancelamentos feitos com menos de 5 dias de antecedência à data do check-in.
  • As reservas alteradas 7 dias ou menos antes do check-in receberão um custo adicional do valor de um dia da reserva.

CANCELAMENTO E REEMBOLSOS: Durante feriados, pacotes de Carnaval ou Réveillon e grupos de dois ou mais habitações:

  • As reservas canceladas com 30 dias ou mais de antecedência à data do check-in receberão um reembolso de 90% do valor depositado.
  • As reservas canceladas com 15 dias de antecedência ou mais à data de check-in receberão um reembolso de 50% do valor depositado.
  • Não tem reembolso no caso de NO SHOW, check-out antecipado ou cancelamentos feitos com menos de 15 dias de antecedência à data do check-in.

Contato

Contato:

ASALEM
Praia da Crena s/n
Vila do Abraão - Ilha Grande
Angra dos Reis - RJ
CEP 23.968-000
Brazil

RECEPÇÃO: (55 Brazil) (24) 99977-2675

RESERVAS: (55 Brazil) (21) 99673–5331
asalem@asalem.com.br